Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
ONLINE
1




Lesão cerebral e emoções

Lesão cerebral e emoções


Aprendendo a gerenciar nossas emoções

Diante de uma lesão ou degeneração cerebral, é importante saber que também há uma desestruturação psíquica. É necessário aprender a se adaptar a essa nova realidade de mudanças, como mudanças físicas, perda de autonomia, dificuldade em desenvolver um projeto de vida. É inevitável que haja emoções intensas, como tristeza e medo.

As emoções são reações psicofisiológicas ao que vivemos no nosso dia-a-dia. É possível identificar três componentes: cognitivo (pensamentos de impotência e pessimismo), fisiológico (reacões corporais como tensão muscular) e motor (exteriorização como inquietação ou redução de atividade).

Se o sofrimento emocional é intenso, generalizado e sustentado por um longo período de tempo, pode-se desenvolver um transtorno de humor, como ansiedade e depressão que irá dificultar o processo de adaptação e recuperação.

É importante: expressar nossas emoções, aprender técnicas de relaxamento, evitar o isolamento social, e separar um tempo para cuidar de si e praticar atividades que estimulem o funcionamento cerebral.